10 passos para melhorar a qualidade do seu sono e proporcionar o bom funcionamento do seu corpo.

 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Especialistas afirmam que durante a noite nosso corpo renova as energias. Nessas horas o organismo metaboliza uma série de substâncias e hormônios que são essenciais para nossa saúde.

Se a pessoa tem dificuldade para dormir, isso interfere negativamente na qualidade de vida da pessoa. Noites mal dormidas, por exemplo, diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações no humor.

Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, pode haver alterações no apetite e problemas de saúde como estresse, ansiedade, o desenvolvimento de falhas da memória, por exemplo, e muitos outros problemas.

Desenvolvendo novos hábitos

Para que a pessoa consiga desenvolver o hábito de dormir bem,  é importante adotar alguns hábitos que ajudam a regular o sono e  chegar à fase do sono profundo, que muitas vezes é difícil de alcançar. Esse tipo de sono de sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Selecionamos portanto algumas dicas que podem ser úteis por melhorar a qualidade de sono e que devem ser adotadas como novo estilo de vida, se você quiser desfrutar do “sono dos deuses”.

10 passos para melhorar a qualidade do seu sono

 

  • Não vá para a cama sem sono. Faça algo relaxante, como ler um livro, escutar uma música calma ou folhear uma revista. Relaxe da preocupação de dormir;
  • Evite a prática de exercícios de alta intensidade no período da noite, isso faz com que o metabolismo fique acelerado.
  • Tenha rituais que ajudem a relaxar antes de ir para cama, como banho morno, lanches leves, alguns minutos de leitura;
  • Crie um ambiente escuro e aconchegante. Antes de dormir, é importante apagar as luzes e deixar apenas um abajur ligado, de preferência, com uma luz amarela, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, evitando a ingestão de alimentos gordurosos, com excesso de carboidratos e proteínas.
  • Evite tomar café 6 horas antes de dormir. O consumo de bebidas estimulantes, como coca-cola, café, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes, deve ser evitado 6 horas antes de dormir, porque a pessoa pode ficar mais desperta e ter dificuldade para adormecer.
  • Evite exposição à luz de aparelhos eletrônicos como TVs, computadores e smartphones.
  • Defina seus horários de modo que, ao aproximar-se da noite, as atividades vão diminuindo a intensidade. Assim seu cérebro vai relaxando aos poucos.
  • Evite tirar sonecas durante o dia. Se você precisa tirar uma sesta, faça por períodos curtos (menos de uma hora) e nunca depois das 15h;
  • Durma o tempo suficiente para ter sensação de sono reparador todas as noites, não ficando privado de sono. Em geral, é preciso dormir entre sete e oito horas por dia, mas a quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa;

Em resumo, a qualidade do seu sono interfere positivamente ou negativamente em todo o dia que está por vir, e está associado à uma boa saúde e longevidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora para agendamento

top-off-mind-base

Prêmio Top of Mind Brasil

Empresa premiada em 2018 pelo
INBRAP – INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA.

Espaço Performance
Rua das Dalias, 564 - Pituba. CEP: 41 810-040.

Fale com o Spa Urbano
Enviar para WhatsApp
Rolar para cima